- Área: 35000 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Mariana García, Jaime Navarro
Descrição enviada pela equipe de projeto. O High Park está localizado nos limites da Cidade de Monterrey, no México. Rodeado pela majestosa Serra Madre Oriental. Este projeto foi desenhado para aproveitar totalmente sua localização geográfica, atenuando as condições climáticas extremas.
“Ao contrário da maioria dos empreendimentos imobiliários, o High Park é um edifício para a cidade, que abre sua praça pública para ser ocupada pela cotidianidade. Os terraços dos escritórios e apartamentos fazem com que seus usuários interajam no dia a dia conseguindo reforçar um sentido comunitário", disse Michel Rojkind.
A abordagem do Rojkind Arquitectos neste desenho se deu através da integração de áreas públicas ao edifício, criando espaços compartilhados que podem ser utilizados tanto pelos habitantes do edifício como pelos seus vizinhos.
Para combater o forte sol, as placas do solo sobressaem conforme o aumento dos níveis no edifício, criando um jogo de luzes e sombras. O uso de pedras endêmicas na fachada, trabalhadas por artesãos da região permite que o edifício se mantenha fresco e altere sua aparência de acordo com o movimento do sol. O projeto oferece terraços exteriores para cada apartamento, aproveitando as vistas às montanhas adjacentes.
“As pessoas desfrutam da convivência em uma casa por sua conexão com o jardim ou espaços exteriores, o que normalmente não acontece em um apartamento. Ao apresentar um projeto que integra não somente terraços, mas também jardins, inclusive em níveis superiores, conseguimos criar uma experiência única em Monterrey”, afirma Michel Rojkind
O High Park consta de um edifício de dez pavimentos, mais três e meio no subsolo para estacionamento. Os primeiros dois níveis são áreas comerciais e o restante é destinado a apartamentos residenciais que incluem espaços recreativos e de entretenimento como piscina, academia, spa entre outros. Os 32 apartamentos variam de 250 até 650 m².
High park como plataforma criativa: designers locais foram convidados para desenhar cada apartamento: Edmundo Salinas, Ernesto Vela Ruiz, Maucio De la Garza Clariond, Gonzalo Bueno, Mauricio Lobeira e Victoria Rubíes de Treceavo Plano. Cada um faz uso de diferentes estilos para chegar a distintos usuários.
Cada apartamento possui uma distribuição diferente, oferecendo uma ampla gama de configurações para os apartamentos de um e dois pavimentos.